Aciaria – Projeto posicionamento e anti colisão de pontes rolantes e máquinas

Introdução

Aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar o ferro gusa em diferentes tipos de aço. Após tratamentos do ferro gusa, em alguns processos, as panelas de aço são levadas através das Pontes Rolantes para o Lingotamento Contínuo, processo contínuo onde o aço líquido é transformado em placas de aço. Todo o processo de movimentação das cargas em uma aciaria é realizado por pontes rolantes. As características dessas pontes rolantes são muito parecidas, pois todas devem suportar o sincronismo da Aciaria, ou seja, um ritmo de produção de 24 horas por dia, além de estarem em um ambiente agressivo sujeito a pó, fumaça e principalmente calor.

Resumo do Projeto

A operação de ponte rolante em ambiente de Aciaria é uma atividade de alto risco na indústria de Siderurgia. Um acidente pode causar fatalidades e grande prejuízo operacional na indústria.

Em uma indústria siderúrgica, há uma aciaria na qual foi relatado perdas de produção devido ao mal sincronismo entre as pontes rolantes e carros de transporte além de alguns acidentes entre equipamentos e também pessoas. Em uma das áreas desta aciaria, existem 03 vãos em cada vão existem pelo menos duas pontes rolantes operando. As pontes rolantes transportam panelas com aço líquido que são retiradas dos carros de transferência e despejam o aço líquido em outro equipamento do processo. Esses carros de transferência se movem sobre trilhos transportando o aço líquido. Já houve situações com movimentos indevidos do carro ou das pontes rolantes sem um travamento do sistema, estes incidentes causam grandes perdas pois o aço líquido pode ser despejado no chão, causando queimaduras em pessoas próximas ao processo e perda de material. Outros acidentes foram relatados devido a falta de domínio da posição correta das pontes e carros de transferência, como, por exemplo, colisão de máquinas e equipamentos. Os radares operam onde outra tecnologia, como laser por exemplo, não operam com a mesma segurança.

A Solução

A solução proposta é automatizar as pontes rolantes, colocando CLPs em cada uma. Instalar em cada ponte rolante um par de sensor com tecnologia RADAR da KYMATI para monitorar o posicionamento no vão, um par para o movimento do carro e um encoder para o movimento vertical. Para locais como aciaria, a tecnologia utilizada deve ser RADAR pois este suporta ambientes com poeira, fumaça e calor excessivo. Para os carros de transferência instalar encoders para posicionamento.

Há um painel central com um CLP que recebe informação de todas as pontes rolantes e carros de transferência.

O software interliga todas as pontes rolantes e carros de transferência. Todas as máquinas que operam neste processo devem enviar para o painel central a sua posição, seja via encoder nos carros de transferência ou RADAR KYMATI e encoder para as pontes rolantes.

Com o posicionamento de todas as máquinas, o software controla a liberação ou não de movimento das pontes rolantes, inibindo movimentos em situações de perigo como movimentar com o guincho na posição de despejo do aço quando o mesmo está no meio do processo. Apenas movimentos seguros são liberados pelo CLP central para cada ponte rolante.

Atualmente essas pontes rolantes são operadas por operadores, porém há a intenção de automatizar esses processos, utilizando a tecnologia RADAR instalada.

Temos orgulho em poder participar e desenvolver nossos produtos para projetos e aplicações fantásticas como essa. Novos desafios são sempre bem-vindos e esperamos poder participar do seu. Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa a alcançar a solução em cabines, postos de comando, joysticks, comandos remoto, radares, sensores, rádios e muito mais.